Blog do Grupo SEG

3º dia de oficina na Casa de Acolhimento Príncipia

Postado em 18/07/2022 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

Foi-se o tempo em que, para encontrar um emprego, comprava-se o jornal de domingo e saia-se pela cidade com dezenas de currículos nas mãos, todos iguais. “O currículo de hoje precisa ser personalizado e direcionado para a vaga na qual se pretende ser contratado”, explica o técnico Fernando, que ministrou no encontro na manhã desta sexta-feira, 15, a oficina “Preparação para Entrevistas e Processos Seletivos”.
Fernando que é assistente social e recrutador, explicou que a preparação de um bom currículo é o primeiro passo para conseguir uma colocação no mundo do trabalho. Segundo ela, além de personalizado, o currículo atual deve ser enxuto, sem erros de ortografia – a menos que a empresa peça.
Findado o currículo e enviado, é a hora de se preparar para a seleção, que pode ser feita por diversas técnicas, como provas, dinâmicas de grupo, avaliação de habilidades, avaliação psicológica e entrevista – a mais comum. É nessa etapa que o candidato poderá mostrar comportamentos e competências como dinamismo, liderança e capacidade de atuar em equipe, entre diversas outras. A entrevista também constata a veracidade daquilo que foi exposto no currículo e esclarece dúvidas e impressões que porventura surgiram durante o processo seletivo.
O objetivo desta oficina é mostrar aos participantes que é possível construir um bom currículo e se preparar para causar uma boa impressão na hora da entrevista. E ao final do encontro foi realizado encaminhamento para vaga de emprego.