Blog do Grupo SEG
ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEEVALE REALIZARAM ESTÁGIOS NAS USFS
Postado em 14/05/2021 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOSEstudantes de medicina da Universidade Feevale realizaram estágios nas Unidades de Saúde da Família (USF), gerenciadas pelo Grupo Solução em Gestão. De acordo com a coordenação das USFs, será uma parceria entre a instituição e a Feevale, que resultou na criação de um programa de estágios, direcionado aos alunos do 5º semestre em diante. Eles atuaram na medicina da família, tendo acompanhamento dos professores responsáveis e também dos médicos que atuam nas unidades.
Segundo a direção do Grupo, os estudantes atenderam na USF Mundo Novo nos dias, segunda, quarta e quinta-feira das 17h às 19h e na USF Rondônia II em quarta-feira pelo turno da manhã, terça e quinta-feira no período da tarde.
O objetivo desta parceria é beneficiar a população com a inserção dos estudantes em Equipes de Saúde da Família (ESF), deve-se considerar que a consolidação da Atenção Primaria a Saúde (APS) é um processo importante. Em algumas das unidades do Grupo SEG, já possui um quadro de estudantes de outros cursos, como enfermagem, fisioterapia e quiropraxia da Universidade Feevale. “E está interação mostra-se como um catalisador da transformação para os profissionais nos serviços de saúde”, ressalta Marcia Pospichil.
O coordenador da unidade Mundo Novo, destaca a situação da comunidade, a qual está carente de médicos e que o posto possui uma procura alta de moradores. “Estou feliz em receber vocês na unidade, aqui é uma região, onde a comunidade procura muito a unidade, o que é bom para vocês saírem daqui com uma boa bagagem de conhecimento”, afirma coordenador, Rodrigo Kerber.
“Calcula-se que a inserção de estudantes do curso medicina nas Equipes de Saúde da Família (ESF) possa melhorar a assistência à saúde das pessoas do território onde estão inseridas, principalmente com a atuação conjunta e integrada de profissionais de saúde das unidades com os estudantes na equipe, que possibilita um maior benefício para a população”, destaca coordenadora geral das USFs.