Blog do Grupo SEG

Reabilitação Visual – Oftalmo do CER IV realiza exercícios de orientação e mobilidade com paciente.

Postado em 18/12/2020 por BARBARA ANDRESSA RODRIGUES DOS SANTOS

A deficiência visual por si só, acarreta vários obstáculos no cotidiano das pessoas que sofrem desta patologia.
Você já parou para pensar como é a vida das pessoas que tem deficiência visual?
Será que conseguem realizar atividades domésticas como: preparar o alimento, cuidar da roupa, cuidar da casa e dos filhos, se locomover, estudar e trabalhar. Será que elas conseguem efetuar tais tarefas como as demais pessoas?
Para poder realizar tais atividades de forma independentes, os deficientes visuais precisam passar por um processo de habilitação/reabilitação com vários profissionais especializados, como Oftalmologista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, pedagoga entre outros. Por isso, o Grupo Solução em Gestão procura sempre ter em sua instituição os mais preparados profissionais, pois, eles serão responsáveis por promover a autonomia e independência das pessoas com e sem deficiências.
O paciente Francisco Rodrigues realizou nesta semana os primeiros exercícios de orientação e de mobilidade com bengala, quem conduziu as atividades foi o Oftalmologista Rafael Guimarães. Passou todo o conhecimento para seu paciente e também para a acompanhante Berenice Rodrigues. Segundo oftalmologista, é um passo grande para a independência do paciente e importante lembrar que, quem estiver acompanhando, saiba como funciona o processo, quais informações relevantes que devem ser passadas, para não confundir a pessoa que está sendo conduzida.
A bengala é um instrumento indispensável para a locomoção, que ajudará a pessoa a identificar os locais por onde caminhará. Assim, aumentando a independência e a autoestima da pessoa com deficiência visual.
Sobre Oftalmologista:
É Médico responsável pelo cuidado dos olhos, realizar exames para definir um diagnóstico, identificar as características visuais funcionais, tratar disfunções relacionadas à visão, encaminhar para a reabilitação adequada e fazer o acompanhamento do paciente.